About Me

Álbum de Figurinhas: Campeonato Brasileiro de 1990

 


O

 campeonato brasileiro de futebol em 1990 era formado por 20 clubes e o ano era também o ano de Copa do Mundo em que os países se enfrentavam na maior disputa futebolística para definir qual era o melhor escrete mundial.

A primeira fase do campeonato foi iniciada dia 18 de agosto devido a realização da Copa do Mundo naquele mesmo ano. O Grupo A era formado pelo Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Goiás, Internacional RS, Portuguesa, Santos e Vasco, enquanto o Grupo B era formado pelo Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional SP, Náutico, Palmeiras, São José, São Paulo e Vitória.

No primeiro turno os clubes do Grupo A enfrentam os clubes do Grupo B, o primeiro colocado de cada um desses grupos, por pontos ganhos, está automaticamente classificado para disputar a 2ª Fase.

No segundo turno, os times de cada grupo disputam entre si. O primeiro colocado do Grupo A e o primeiro do Grupo B, sempre por pontos ganhos, estão classificados para a 2ª. Fase do campeonato.

O campeonato é definido na 4º. Fase ou finais, os dois times classificados disputam dois jogos no sistema de ida e volta.

O 2º. Jogo será disputado na sede do clube que tiver somado o maior número de pontos em todas as partidas desde a 1ª. Fase.

No final do campeonato, os 2 clubes classificados entre os 20 caem para Série B (segunda divisão) em 1991. Da Série B sobem para a Série A os dois primeiros classificados.

Nessa edição do nosso blog, especialmente a página “Lendas do Futebol” – os destaques para os grandes craques dos anos 90 são: Caçapava, Neto, Gilmar, Ronaldo, Leonardo, Raí, Ricardo Rocha, Junior, Josimar, Renato Gaúcho, Zinho, Roberto Dinamite, Serginho, César Sampaio,Washington, Mauro Silva.

O clube campeão de 1990


O Corinthians conquistou o título de campeão brasileiro pela primeira em 1990, em cima do São Paulo, vencendo os dois jogos da final por 1 a 0. A conquista ficou marcada pela raça e dedicação do time corinthiano, e da estrela do herói e eterno ídolo, craque Neto.

Apesar de não ter um grande elenco e de ter começado o campeonato com duas derrotas, o Timão conseguiu se firmar. Assim, conquistou uma sequência de 11 jogos sem derrotas, classificando-se para o quadrangular final.





















































Postar um comentário

0 Comentários