Lula oscila de 45% para 47% e Bolsonaro mantém 33%, segundo Datafolha

Instituto ouviu 6.754 pessoas 343 cidades brasileiras, entre os dias 20 e 22 de setembro 

Por Betania Santana 


Em um possível segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com 54% dos votos - Fotos: Ricardo Stuckert e Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

 

P

esquisa divulgada na noite desta quinta-feira (22) pelo Instituto Datafolha aponta que o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de votos e oscilou de 45% para 47%  O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, mantém os 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% Simone Tebet (MDB), 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) vem em quinto, com 1% das intenções de voto. 

Felipe d'Avila (Novo), Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.

Nesta quinta rodada, desde a oficialização das candidaturas, o instituto ouviu 6.754 pessoas entre os dias 20 e 22 de setembro em 343 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nos votos válidos, que não levam em conta os votos nulos, brancos e indecisos, Lula tem 50%.Segundo o Datafolha, não é possível afirmar se eleição será ou não decidida no primeiro turno 

Segundo turno
A pesquisa, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, indica que o ex-presidente Lula teria 54% dos votos e venceria o presidente Bolsonaro, que aparece com 38% em um eventual segundo turno. Os índices são os mesmos do levantamento anterior, de 15 de setembro.
 

O percentual dos que dizem votar branco ou nulo é de 7%, e dos que não sabem, 2%, mesmos índices do levantamento anterior. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04180/2022.

Números anteriores
Na última sondagem do Datafolha, divulgada no último dia 15, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecia na liderança, com 45% das intenções de voto no 1° turno, contra 33% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Ciro Gomes (PDT) tinha 8%, e Simone Tebet, 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) apareceu em quinto, com 2% das intenções de voto.
 

Três Estados
Além do resultado para presidente, o Datafolha divulgou uma terceira rodada de pesquisas sobre as disputas para os Governos do Rio de JaneiroSão Paulo e Minas Gerais.
  

Postar um comentário

0 Comentários