About Me

OPINIÃO: TERCEIRA VIA OU SÓ MAIS UMA ESPERANÇA DE UM POVO DESACREDITADO?

Nesta última sexta-feira passada, dia 1º de novembro de 2013, fui até à Câmara Municipal de Araripina, prestigiar o Encontro para apresentar à sociedade de Araripina, o novo presidente do Diretório Municipal de PMDB – Dr. Aluízio Coelho e sua composição.


Presentes ao evento estavam várias autoridades de Araripina, Piauí, Ipubi e o Deputado Federal Raul Henry (PMDB-PE), radialistas, blogueiros e parte representativa da nossa sociedade.

Muitos se pronunciaram e destacaram principalmente um prenúncio de um novo tempo para um novo PMDB e um novo tempo para nosso município, mesmo que tenha sido descartado no discurso do Dr. Aluízio, a possibilidade de ele ser a Terceira Via – fazendo frente a uma polarização aos grupos dominantes e alternativos que se perpetuam no poder em Araripina.

Ouvi atentamente cada fala, cada expressão e cada cacoete corporal daqueles que usaram a tribuna para as suas explanações e entendi que mesmo que o anfitrião da noite tentasse fugir de uma proposta a que muitos ali presentes defendiam, seria impossível porque o momento também aspirava um futuro com o partido disputando quem sabe o processo eletivo já nas eleições de 2014, e quem sabe num futuro vindouro para as eleições municipais em 2016. 

A ideia dos “pesadelos do passado” que não podem assombrar o nosso presente e futuro com estagnação e tantos descaso em Araripina, pode prevalecer criando um sentido de que sim, podemos mudar, transformar, revolucionar (com mudanças necessárias e urgentes que beneficiem a todos) e inovar, para que a mesmice e o continuísmo sem progresso, sem desenvolvimento e com aumento de mazelas tão peculiares não venha a prejudicar as novas gerações. Chega de pensar na próxima eleição e vamos sim pensar na próxima geração, que pode alavancar a cidade que tanto amamos, o município que tanto queremos cheio de tudo que possa assistir aos seus munícipes.

Antes de tudo evidente, eu como bom pesquisador que sou, queria entender um pouco (o que me trouxe preocupações) do legado e das raízes políticas que fez com que o Dr. Aluízio Coelho (médico) escolhesse essa terra para se estabelecer. Visitei alguns sites e blogs que falasse um pouco de sua terra natal Patos do Piauí – PI, que foi desmembrado do Município de Jaicós em 1989 – ano em que foi elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Patos do Piauí, e se posso assim dizer, queira entender um pouco da hegemonia (se assim posso me colocar e não ser mal entendido) política que hoje é praticamente ancorada no poder dos Coelho, com a influência do seu patriarca – duas vezes vereador e duas vezes prefeito e agora com a manutenção da irmã como vice-prefeita do atual Dr. Agenilson.

A alternância no poder em Araripina é uma meta estabelecida (se existe essa alternância porque os mesmos sempre dão um jeito de se perpetuar no poder), e eu gostaria muito de compreender essa saga política dos Coelhos em Patos do Piauí, que pode ser nitidamente explicada com administração responsável, com contas públicas sanadas, com investimentos em melhoria para a qualidade do seu povo, enfim, eu gostaria sim de fazer indagações para acreditar que aquele grupo que se apresentou ontem na Câmara de Araripina, com ideias racionais, com ideias futuristas e progressistas e propostas em que muitos pensam em se engajar não é apenas mais um entre tantos que querem se apoderar da coisa pública apenas com retórica vaga e cheias de devaneios para nos iludir. Acreditar é possível, só precisamos deixar as coisas bem claras porque tudo que aconteceu com a nossa Araripina, com o nosso povo, são martírios que não podem ser mascarados com inverdades e com falsos profetas.

Um sonho quando se sonha sozinho, é só um sonho, quando sonhamos juntos vira realidade.

Postar um comentário

0 Comentários